6484

Jogando agora!

  Esqueceu sua senha?

Regras de Buraco Fechado

O jogo de cartas no estilo buraco é muito famoso no Brasil e jogado por milhares de pessoas. Em reuniões familiares, círculos de amigos, festas, churrascos, nos finais de semana, enfim Jogar Buraco Fechado é sempre uma diversão. O buraco não possui uma regra oficial e universal, portanto as regras aqui apresentadas foram criadas como sendo as mais utilizadas atualmente.

O JOGO

Número de Jogadores: 2 ou 4 jogadores (4 - parceria de 2 duplas).
Total de cartas no Jogo: dois baralhos com 54 cartas, totalizando 108 cartas.
Início da partida: são distribuídas 11 cartas para cada jogador.

Objetivo do jogo

Fazer o maior número de pontos. Se o jogo for por partida, ao final da partida checa-se quem têm o maior número de pontos e este vence, caso contrário se o jogo for por pontos de batida os jogadores deverão jogar tantas vezes forem necessárias para alcançar ou superar os pontos de batida, o primeiro jogador ou dupla a alcançar vence. Caso todos os jogadores ultrapassem os pontos de batida, o jogador ou dupla que tiver a maior pontuação acumulada vence.

Jogadores e posicionamento

Esta modalidade de jogo pode ser jogada com 2 ou 4 jogadores. No jogo de 2 jogadores cada um têm suas próprias cartas, possuem seus próprios jogos na mesa e joga-se um contra o outro. Cada participante fica posicionado de um lado da mesa. No jogo de 4 jogadores cada jogador de cada dupla têm suas próprias cartas mas compartilham os jogos do parceiro que foram baixados na mesa. Cada jogador fica posicionado da seguinte forma (jogador 1, jogador 2, parceiro do jogador 1, parceiro do jogador 2)

Termos do Buraco

Monte

Quando o jogo inicia, das 108 cartas do jogo 11 são distribuídas para cada jogador, as restantes são posicionadas no centro da mesa para que cada jogador, em sua vez, possa comprar uma carta do monte, estas cartas são o monte (estas cartas são posicionadas de cabeça para baixo para que nenhum jogador as veja)

Lixo

São as cartas que ficam ao lado direito do monte com a face virada para cima, visíveis a todos os jogadores. O lixo é o lugar onde um jogador realiza o descarte depois de comprar uma carta do monte e criar ou incluir cartas em um jogo.

É preciso justificar a compra da primeira carta da lixeira (se a primeira carta não for útil para efetuar a compra, não será permitido).

Jogos de Trincas

São jogos de três ou mais cartas iguais, com naipes distintos (com ou sem coringas e/ou Joker).

Compra do monte

Quando é a vez de um jogador jogar a primeira coisa que ele pode fazer é comprar uma carta do monte ou comprar o lixo.

Descarte

É o ato de se jogar uma carta no lixo após uma compra do monte, passando sua vez para o próximo jogador.

Pontos de batida

É o valor de pontos que os jogadores deverão alcançar para finalizar um jogo.

Batida

É necessário que ocorram três situações: quando o jogador (ou seu parceiro) já comprou o morto, as cartas de um dos jogadores acabaram e ter uma canastra na mesa.

Quando um jogador realiza a batida sem jogar uma carta no lixo, esta é considerada uma batida direta caso contrário é considerada uma batida indireta.

Morto

São dois montes de cartas (11 em cada monte) localizados à esquerda do monte principal. Quando acabar as cartas na mão de algum jogador este pode comprar um morto.

No jogo individual (2 jogadores, um contra o outro) cada jogador têm direito de comprar 1 morto. Jogo de duplas apenas um jogador de cada dupla pode comprar o morto. (o morto também é posicionado de cabeça para baixo como o monte).

O morto deverá ser comprado por um jogador caso as cartas da mão acabem, e houver morto disponível para ele. (se não houver morto disponível é o fim do jogo)

Jogos na mesa

Quando um jogador selecionar 3 ou mais cartas de sua mão e baixar na mesa isso é considerado um jogo. Porém para ser um jogo válido as cartas deverão ser do mesmo naipe e estar na sequência ou se as cartas forem iguais, jogo de trincas. (exemplo 4,4,4).

Coringa

São as cartas representadas pelo
número 2. Toda e qualquer carta
com o número 2 é um coringa e
serve para substituir uma outra carta do jogo.

Se o coringa estiver localizado entre um As e um três este não é considerado um coringa e sim uma carta normal da seqüência.

Joker

São as cartas representadas pelo Joker.
O Joker serve para substituir uma outra
carta do jogo.

Sequência do Buraco

Copas

Ouros

Espadas

Paus

Jogos

Canastra limpa

É um Jogo que contêm 7 ou mais cartas na sequência, do mesmo naipe e sem curingas substituindo outra carta.

Meia Canastra real

É uma canastra real mas sem um dos Ases das extremidades.

Canastra suja

É um Jogo que contêm 7 ou mais cartas na sequência, do mesmo naipe mas que têm um coringa substituindo uma carta da seqüência.

Canastra real

É um jogo que contêm todas as cartas de um dos naipes existentes.

Como jogar

Após o início do jogo e a distribuição das cartas, o próprio jogo fará um sorteio e decidirá o primeiro jogador a jogar.

O primeiro jogador deverá obrigatoriamente comprar do monte e caso deseje, poderá criar jogos e baixar na mesa. Quando estiver satisfeito deve escolher uma carta da mão e jogar no lixo (descarte). O descarte é o sinal de que o jogador passou sua vez para o próximo jogar.

O próximo jogador poderá comprar do monte ou comprar o lixo. Caso compre do lixo deverá obrigatoriamente usar a 1º carta do lixo para fazer um jogo, somente depois disso ele poderá recuperar as outras cartas que estão na lixeira. Em seguida poderá criar novos jogos, inserir cartas em jogos existentes e quando decidir, poderá descartar uma carta ao lixo passando a vez ao próximo jogador.

O jogo segue este fluxo até que um jogador fique sem cartas na mão, quando isso ocorrer ele deverá comprar um dos mortos disponíveis.

Caso um dos jogadores que já tenha comprado um morto (ou o parceiro) fique sem cartas então ele bateu. Quando um jogador bater a contagem dos pontos será calculada pelo jogo e os vencedores anunciados.

Observações:
- Para bater é necessário ter pelo menos uma canastra, se o jogador não possuir então não poderá bater até que consiga criar.
- Se as cartas do monte acabarem e ainda existir algum morto disponível, o jogo comprará automaticamente o morto e o colocará no monte.

Contagem dos Pontos

Ao final do jogo (quando um dos jogadores tiver batido) todas as cartas do jogo deverão ser somadas. A somatória ocorre da seguinte forma:

Jogos da mesa - cada jogador ou dupla deverá somar primeiramente todas as canastras existentes, e na sequência somar cada carta individualmente conforme pontuação de cada carta.

Pontos de batida - o jogador ou dupla que bateu recebe 100 pontos pela batida.

Dedução por não comprar o morto - caso um jogador ou dupla não tenha comprado o morto então deverá deduzir 100 pontos do total. Se um jogador comprou um morto mas não teve chance de utiliza-lo (pois alguém bateu antes) então este também deverá ser deduzido.

Dedução das cartas da mão - cada carta restante na mão de dos jogadores após uma batida, estas deverão ser contadas individualmente (de acordo com a tabela abaixo) e o total de pontos deverão ser deduzidos do total.

Tabela de pontos

Canastra Real 1000 pontos
Meia Canastra Real 500 pontos
Canastra Limpa 200 pontos
Canastra Suja 100 pontos
Batida 100 pontos
As 15 pontos
Do Oito ao Rei e Curinga 10 pontos cada carta
Do Sete à carta Três 5 pontos cada carta
Joker 50 pontos